Um Roadmap de Implementação DevSecOps

DevOps não é um tema novo. Os desafios para a implementação também não. Porém, os ganhos que obtemos com uma implementação valem o esforço. Os ganhos são ainda maiores quando incluímos todas as competências de um modelo de alto nível para um processo realmente DevOps. 


DevOps não se trata apenas de tecnologia e ferramentas de automação. 
DevOps é uma mentalidade cultural que valoriza a melhoria contínua, com foco em processos e práticas que permitem que equipes multifuncionais forneçam software de qualidade com eficiência e rapidez.
É uma forma totalmente nova de pensar a cadeia de valor. Neste cenário, o cliente está na mesma mesa e software e infra se convergem a cada dia para se tornarem algo único. Não dá pra pensar o software sem infra, o DEV sem o OPS.

Adicionamos a esse novo cenário os processos de segurança que também estão deixando de ser opcionais e se tornando componente obrigatório, por isso o DevOps passa a ser DevSecOps. 

Separamos aqui 37 competências de uma estratégia DevOps Agil e um Roadmap de implementação orientado por estas competências, que são agrupadas em 4 pilares:

  • CULTURA: Alinhamento organizacional, liderança eficiente, aprendizado contínuo.
  • PESSOAS: Mais colaboração, compartilhamento de objetivos e metas, foco na melhoria contínua
  • PROCESSOS: Eliminar desperdícios, aumentar a eficiência, agilizar feedback
  • FERRAMENTAS: Realçar produtividade, habilitar colaboração, facilitar a experimentação.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

  • Respostas mais rápidas ao Time to Market e a capacidade de inovar
  • Soluções de alta qualidade através da automação
  • Maximizar o investimento em TI com ROI mais rápido
  • Maior satisfação do cliente por meio de feedback contínuo
  • Maior engajamento dos funcionários, permitindo maior impacto no cliente

O DevOps está possibilitando a próxima geração de software ágil, promovendo uma cultura que enfatiza as pessoas, processos e práticas para maximizar a velocidade, a eficiência e a qualidade da entrega de software com uma mentalidade de primeiro cliente.

A Estratégia de implementação do DevOps é uma estrutura que fornece um plano acionável para ajudar as organizações a navegar com êxito em sua jornada de DevOps. 

MEDIÇÃO E DEVOPS IMPROVEMENT


O DevOps Health Radar permite que as equipes avaliem continuamente como estão progredindo com os principais recursos e competências DevOps e refinem continuamente seu plano de implementação e sustentação. Cada uma das 37 competências são exploradas e medidas para uma estratégia de melhoria contínua.

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.